sexta-feira, 17 de julho de 2009

Portugal Meu Amor

Hoje resolvi falar de um programa da SIC Radical que me tem cativado imenso a atenção.
Um programa de Hugo Gonçalves. Com uma banda sonora de vários artistas e bandas "underground" portuguesas, que me ajudaram a prender a atenção no programa.

O conceito do programa reside em mostrar um lado de Portugal que ninguém conhece ou tentar entender este nosso cantinho á beira mar plantado.
Neste momento o programa vai no 8º episódio mas podem ver todos os episódios já passados como eu através do site da SIC Radical.

O motivo de força maior que me levou a mostrar aqui o programa foi este ultimo episódio sobre o humor que se pratica em Portugal.

O Episódio acaba com este texto, muito bom mesmo:

Talvez por nos levarmos demasiado a serio, há ainda quem considere o riso como uma arte menor.
Em Portugal o riso não é muito celebrado e embora os comediantes Portugueses digam que basta ver os Telejornais para se fazer humor neste país só á pouco tempo, e com ajuda da Internet e com os canais de cabo o humor deixou de ser um monopólio de poucos artistas e das poucas televisões.
Tanto os Gato Fedorento como os Homens da Luta são o exemplo de persistência e pica, começaram sem meios mas com vontade de fazer passar a sua voz, e da vida dos seres humanos e do país onde vivem.
Numa entrevista recente, António Barreto (sociólogo) dizia que um dos problemas de Portugal residia no facto de o país não se pensar a si mesmo, de não haver muitos estudos sobre a nossa sociedade, de não fazermos terapia diante do espelho.
Os comediantes servem também para isso. Para percebermos melhor e para sermos capazes de nos rimos de nós próprios.
Servem para entreter, para alertar, para apontar o dedo, para mostrar com graça e acutilância aquilo que muitas vezes já sabemos mas nunca perdemos tempo a analisar.
Mas também servem para serem palermas, Tão palermas, como nós gostaríamos de ser e não temos coragem..."

Como sou porreiro e tal deixo aqui o vídeo do ultimo episódio:

0 Comments: