Não podia deixar passar em branco este dia. O dia mundial do canhoto!
Desde Leonardo da Vinci, Ronald Reagan, Barack Obama, Fidel Castro, Pablo Picasso, Julia Roberts, Matt Dillon, Neil Armstrong, etc, pertencem a um grupo de famosos canhotos.
O Dia Internacional dos Canhotos foi lançado a 13 de Agosto de 1992 pelo clube britânico Left-Handers, como forma de protesto contra a discriminação que sofriam os esquerdinos. Actualmente houve uma mudança de mentalidades, mas no léxico ainda perdura o sentido pejorativo da palavra. No dicionário português um canhoto é alguém que trabalha melhor com a mão esquerda, mas também que é desajeitado. Já nas línguas francesa, espanhola, italiana e inglesa a palavra canhoto tem o mesmo significado pejorativo. Significa tolo, pateta, trapalhão, sinistro e desajeitado. Pelo contrário, um destro é aquele que é dotado de destreza, que é hábil, ágil e astuto.
Estudos científicos indicam que os canhotos pensam mais rápido quando conduzem, praticam desporto ou jogam computador.
Oito anos depois de ter lançado um livro sobre canhotos, Manuel Coelho dos Santos, garante que pouco ou nada mudou na sociedade portuguesa para minimizar as dificuldades dos esquerdinos. Manuel Coelho dos Santos abriu mesmo em 1988 a primeira loja em Portugal para canhotos. No entanto, a loja acabou por fechar porque muitos tinham vergonha de a frequentar. Manuel Coelho dos Santos lamenta que «ainda hoje centenas de crianças» ingressem nos primeiros anos de escolaridade «sem ter material escolar adequado». «O que vão fazer estas crianças? Vão desenrascar-se», afirma.
O dono da primeira loja para esquerdinos em Portugal lamenta que o Mundo continue a ser todo pensado para os destros e que no mercado haja poucos materiais para os canhotos.